RESUMO HISTÓRICO DE CAMPINA GRANDE,HISTORIA DE CAMPINA GRANDE,PARAÍBA

Riacho das quengas – Joilson Assis 12






RESUMO HISTORICO DE CAMPINA GRANDE PARAIBA


INDIOS CARIRIS.





ATENÇÃO !

Para aumentar as letras deste livro basta segurar a tecla ( CTRL )do seu computador e mexer com o rotor( botão rotativo ) de seu mause e todo o texto se ampliará. Você poderá usar a tecla ( ctrl ) e clicar na tecla ( + ) desta forma as letras serão ampliadas . Experimente ! As letras ficarão do tamanho que você desejar.






































Com a destruição dos índios Cariris Teodózio assume a sua região a qual recebe em curto período o título de Vila sendo chama VILA NOVA DA RAINHA. O nome Campina Grande surgiu no mapa de Horaty em 1697 de uma forma ainda tímida e não Generalizada. Com a família Oliveira Ledo vieram muitas outras Os Almeidas, Barbosa, Figueiredo, Cruz, Pereira, Cunha, Correia, e os Franciscos que eram um sobrenome na época. Com a dizimação dos Dezebucuás Cariris os índios tarairus foram chamados para morar na região de Campina Grande e tomaram por nome mais adiante Cavalcantes e moraram em várias regiões da cidade principalmente no bairro da Nossa Senhora da Conceição, hoje bairro da Conceição. Os cariris que sobraram fugiram para regiões centro da província, outros para a região Buxaxá, hoje cidade de Areia, aonde ganharam o pseudônimo de tristonhos por causa de seu comportamento melancólico. Os Cariris foram dizimados impiedosamente sem serem estudados em profundidade e seu idioma, até que se prove ao contrário, não catalogado como o Tupy e o Guarany. A matança foi tanto que o rei de Portugal escreveu uma carta a Teodósio que “Não desse muito as caras o que estava brutamente sendo executado nas terras dos Bodós.
Com o implantamento do povoado e da igreja sede na região chamada de BARROCAS hoje centro de Campina Grande, a cidade passa a crescer de uma forma esplêndida. O mercado de












Riacho das quengas – Joilson Assis 13



RESUMO HISTÓRICO DE CAMPINA GRANDE, PARAIBA


barrocas cresce e atrai inúmeros comerciantes devido a localização da cidade que se tornará passagem obrigatória para os viajantes. Os dias, família que ajudou Teodósio no extermínio dos Cariris se estabeleceram na cidade, mas não teve o mesmo destaque que as demais que cresceram fortemente. O clima e a água boa atraiam moradores que buscavam terras e novos horizontes.
A terra dos Bodós sobre o comendo dos brancos cresce rapidamente mais do que muitas capitais do litoral e muitos povos começam a estruturar os seus comércios e industriais na cidade. Índios colonizados e povos de outros povoados vieram á Campina para fixar seus projetos e plantar o seu futuro. Campina se mostra um campo fértil para as novas idéias e seu clima agradável convida as multidões de empreendedores á morarem em suas terras. A rainha da Borborema, devido a uma tribo que existia na região com este nome, recebe vários grupos étnicos como Judeus, Alemães, Austríacos, turcos que contribuíram fortemente para o desenvolvimento da região. Em 1828 foi construído o maior reservatório d’água de toda região: O açude velho. Gigante por natureza ele sustenta a cidade de Campina Grande durante cem anos sem negar recursos d’água para todos. Salvou a cidade de duas secas terríveis as de 1845 e 1877 atraindo mais ainda moradores. Um grande povoado vai se formando aos arredores do açude velho onde moravam as elites da época filhos dos colonizadores. O açude novo também foi construído quase no







Riacho das quengas – Joilson Assis 14

Mesmo período do açude velho em 1830 e cem anos depois perdeu sua finalidade sendo transformado em parque pelo prefeito Evaldo Cruz. A cidade cultivava uma vida simples mais bem atuante em todos os aspectos já que a cultura do algodão, o outro branco, foi implantada com sucesso em toda província e os viajantes passam com mais freqüência pela cidade que vai pouco a pouco sendo invadida por inúmeras fábricas de diversos produtos entre elas a de beneficiamento de algodão e refino de oleio de algodão. Em 1909 chega a cidade o primeiro cinema o que na época era algo de extrema demonstração de prosperidade. A vinda do cinema só foi possível devido à vinda da ferrovia em 1907 trazendo sonhos e condições de crescimento para todos da região. Todos assistiam admirados os crescimentos da cidade de Campina Grande que ganhou o PSEUDÔNIMO DE CAMPINA DO TRABALHO. O comércio e as indústrias que existiam em Campina, na época, a tornavam tão competitiva quando o Recife, João Pessoa e outras Capitais. Realmente Campina se tornou na época Capital do trabalho e a prosperidade parecia sorrir para a maioria da população Campinense. O crescimento obrigava as autoridades de Campina buscar novos recursos hídricos e foi nesta necessidade que nasceu a idéia da construção de um imenso açude onde havia uma pequenina aldeia ao redor do rio Bodocongó aonde existia um barreiro não muito grande. O rio Bodocongó era afluente do rio Paraíba e com seu curso entre elevações poderia dar um excelente açude.





Riacho das quengas – Joilson Assis 15


HITÓRIA GERAL DE CAMPINA GRANDE PARAIBA
RESUMO HISTORICO.












Firme em seu intento de trazer prosperidade á cidade o prefeito Cristiano Lauritzem mandou construir a barragem represando as águas do Riacho de Bodocongó dando assim origem ao grande alude de Bodocongó. Com as águas represadas a pequena fonte d’água que ali existia passou a ser o grande açude de Bodocongó. Com as águas represadas a pequena fonte d’água que ali existia passou a ser o grande açude de Bodocongó, palavra de idioma Dezebucuá Cariri. O período de sua inauguração foi em 1915 a 1916. O que o saudoso prefeito não sabia era que estava construindo um patrimônio ao amor, ao romance de milhares de pessoas. Realmente com a barragem das águas nasceu um grande açude, mas as águas de Bodocongó eram levemente salobras não serviam para beber. Mesmo com esta situação muitas pessoas se utilizavam para beber das águas de bodocongó e para pescarem já que havia peixes em fartura na época no referido açude. As águas serviram para os bairros da casa da pedra (Santa Rosa), Jeremias e pedregal e deu origem ao bairro de bodocongó que na época era porta de entrada para os viajantes vindos do interior do Estado. Uma imensidão de água era um convite aos amantes e apaixonados que em barquinhos atravessavam de um lado para outro do referido açude. Apesar do açude velho ser o maior de TODA A REGIÃO, foi no açude de Bodocongó aonde o romantismo foi vagarosamente se estabelecendo, a margem de suas águas. As águas do grande Bodocongó tinham uma tendência inexplicável ao romance, ao amor e era aonde o povo mais simples costumava freqüentar e viver suas paixões.







Riacho das quengas – Joilson Assis 16




Histórico geral de Campina Grande , Paraiba


Campina Grande prossegue em sua prosperidade e inaugura no município visinho um sistema de abastecimento d’água boa para consumo. Ao redor do açude de Bodocongó surgiram os costumes dos Motas e dos Vilarins, a industria têxtil e mais tarde a Ipelsa, industria de papel e celulose. Vendo a história de Campina Grande até 1930 percebemos que a mesma era um exemplo NACIONAL DE CRESCIMENTO E PRODUÇÃO. Campina era rica pelo seu trabalho, pelo seu pátio de indústrias que era vastíssimo e empregavam milhares de pessoas. Em toda cidade explodiam frente de trabalhos que eram fontes de prosperidade e renda para milhares de Campinenses. A referida prosperidade se manteve estável até meados de 1975 aonde se iniciou um visível declínio financeiro o qual foi escondido pelos políticos da época através de festas, tentando talvez aquecer a economia de outrora. Como todo o nordeste sofreu Campina Grande sofreu também e o seu crescimento desacelerou visivelmente e as muitas indústrias se retiraram da Rainha da Borborema. Apesar do visível declínio financeiro e de seu parque industrial, Campina se manteve como cidade universitária com várias universidades e núcleos de estudos. Mas se este crescimento que outrora demonstrava manter-se, Campina Grande seria sem nenhuma dúvida uma cidade de mais de Oitocentos mil habitantes. Atualmente ela se encontra em uma média de









Riacho das quengas – Joilson Assis 17

Quatrocentos mil habitantes. (2006) tendo estrutura suficiente para ser bem mais do que já é.
Nas décadas de 1940, 50, 60 e 70 uma multidão de Campina Grande imigrou principalmente para o Rio de Janeiro em busca de trabalho e prosperidade na cidade maravilhosa. Atualmente Campina toma seu fôlego de prosperidade e tenta voltar ao ritmo que antes era estabelecido.

Joilson de Assis










JOILSONDEASSIS
ESCRITORJOILSONDEASSIS

Um comentário: