A ORIGEM DO FORRÓ BODÓ COMENTÁRIO HISTÓRICO SOBRE O FORRÓ E SEU INICIO

RIACHO DAS QUENGAS – JOILSON ASSIS
A ORIGEM DO FORRÓ BODÓ




leia o livro escutando a linda canção de Flavio José

obs.: Flavio José é a rica expressão do forró poético e o cantor de forró preferido do professor Joilson de Assis
As canções de Flavio José é um arquivo poético das origens do forró e de sua filosofia afirma Joilson de Assis

















O forró está entre as expressões mais fortes do povo do nordeste brasileiro. Quase todo nordestino, principalmente Paraibano, nasceram e cresceram as luzes da fogueira de são João. Até o mês por muito tempo não era referenciado como mês de junho, mas o mês de são João. Como o Brasil foi colonizado pelo nordeste temos no forró uma das expressões mais antigas do povo Brasileiro miscigenados por várias colonizações. Todo nordestino traz no sangue o forró e as fogueiras de são João que na antiguidade eram enormes e sempre acompanhadas de muita comida, festa com musicas. Milhares de nordestinos resolveram as suas vidas emocionais às luzes das fogueiras de são João aonde nasciam os amores as juras de amor, as paixões. Podemos afirmar com toda certeza que a festa do senhor São João no nordeste foi e ainda é a expressão mais forte de sua cultura forte e miscigenada.
A presença dos franceses, dos ingleses e espanhóis no nordeste é relatada nas expressões juninas das quadrilhas com palavras em Frances, do boi bumbá , um expressão que se parece muito com as touradas espanholas,e das danças como bailes ingleses.Realmente o forró bodó tem muito haver com o nordeste e com a Paraíba .
O próprio nome: forró bodó significa a junção das palavras inglesas: for mais all significa: para todos. O nome bodó era o pseudônimo dos índios nativos da região, eles eram chamados de bodós , por isto temos bodo congo , bodo pitá , eram possivelmente nomes de bodós, ou seja de índios que eram chamados de bodó.Possivemente o nome xodó venha da mesma origem e significa na cultura nordestina amor , rapaz para amar, xamego .

Na Paraíba a força do forró é incrível dando a impressão que o forró nasceu aqui ou perto da Paraíba e foi totalmente absorvida pelos habitantes da região. Em Campina Grande a cultura era tão grande que no dia de são João a fumaça impedia as pessoas de ver a algumas dezenas de metros e o cheiro da lenha pairava no ár.as moças e os rapazes se preparavam o ano inteiro para este dia tão especial aonde o amor aflorava de uma maneira harmônica e sadia , todas as famílias se alegrava e as festas juninas superavam em alegria a festa do ano novo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário