VERÔNICA PENSA QUE MATOU MANOEL E PEDE SOCORRO AO MAJOR VENEZIANO

Riacho das quengas – Joilson Assis 123


- Verônica você ta doida, você matou Manoel?
- Sim dona Yayá e vou passar os restos dos meus dias na cadeia.
- Calma filha, tudo tem jeito, só não tem jeito a morte.
- Socorro dona Yayá, o que vou fazer?
- Olhe, você vai pela mata de dona Marquinha e procure a fazenda do Major Veneziano. Ele é um homem bom e defende o pobre como se fosse familiar sua. Se você conseguir entrar na fazenda dele ninguém vai poder te prender. Todos dizem que o Major Veneziano é o grande defensor dos pobres da região e até as mais terríveis situações ele resolve. Corra antes que a polícia chegue, vá logo! Deixe Peri aqui comigo.

Então eu corri muito em direção a fazenda do Major Veneziano orando a Deus pra não ser interceptada. Naquela época a polícia ainda utilizava cavalos daqueles bem bonitos e de longe eu via a poeira que eles deixavam nas estradas de barro como era todas na época.

- Meu Deus que o Major Veneziano me ajude, por favor!
- Por que eu fiz aquilo?

Eu acho que nunca corri tanto na vida e as árvores da mata Dona América Correia e Major Juvino me escondiam da vista daqueles soldados. Talvez se fosse um rico e poderoso eles não viessem tão rápido assim. Cheguei depois de muito correr na fazenda do Major Veneziano, mas para minha infelicidade eles me acompanharam e se aproximaram rapidamente.

- Lá vai ela, peguem ela!

Desesperada corri ai lado da cerca até que resolvi saltar para dentro da fazenda do Major Veneziano em uma atitude de-






Riacho das quengas – Joilson Assis 124


sespero. Corri para o pasto de seu gado e os soldados saltaram atrás de mim e em uma corrida desesperada me pegaram.

- Me soltem, me soltem.
- Pega a quenga, segura.

Eles me seguraram com muita força e me conduziram em direção à cerca e eu chorava desesperadamente me debatendo. De longe vi cinco cavaleiros vindo rapidamente em nossa direção.

- O que é que estar acontecendo aqui cábras?
- Major Veneziano agente veio prender esta quenga aqui.
- Fale direito soldado, ela tem nome. Você está nas minhas terras viu. Filha o que aconteceu?
- Major socorro, por favor me “acuda”. Não me deixe levar por favor!
- Soltem ela ouviu cábras.
- Major temos ordem para leva-la agora.
- Você está em minhas terras, você faz o que eu quero viu: Solte ela agora.

Enquanto eles conversavam o delegado entrou pela cerca e tentou argumentar com o Major Veneziano.

- Major Veneziano bom dia. Agente veio prender esta mulher por tentativa de assassinato e ela invadiu suas terras. Mas não iremos incomoda-los mais viu. Tragam ela!
- Espere um pouco delegado, ta vendo aquelas cercas ali. Aqui é meu e quem manda aqui sou eu. Deixe a menina e vá embora agora.
- Mas coronel...
- Saiam agora, quem tá mandando sou eu. Cale a boca e saia sem










Riacho das quengas – Joilson Assis 125





Reclamar

Aqueles homens fartados saíram acompanhados dos jagunços do Coronel e eu chorava junto a ele no almoço. Tomei banho e almocei na cozinha da fazendo por vergonha de me juntar a mesa, mas ele chamou várias vezes. Eu sabia que o Major era uma pessoa boa: o Major Veneziano me acolheu durante duas semanas até que o processo não oferecesse risco de prisão. Manoel não morreu como eu pensava como um vaso ruim não quebrou mesmo com tantas pauladas. A fama de bom e defensor dos pobres do Major Veneziano cresceu e atravessou os tempos, bastava alguém segurar na cerca da fazenda do Major para que a polícia não prendesse. Realmente o Major Veneziano foi um fenômeno em defesa dos pobres e das classes menos favorecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário