A INFÂNCIA E A FAMILIA DE VERÔNICA

CAPÍTULO 1










Eu nasci em 17 de Dezembro de 1907 na cidade de Campina Grande no bairro da casa da pedra (Santa Rosa hoje) e o meu parto foi feito por uma freira chamada Luzia na casa de meu pai. Fui batizada na capela do bairro de Bodocongó por um frei chamado Anastácio, com o nome de: Ana Carolina Trajano da Silva, meu pai se chamava José Trajano e minha mãe Maria da Silva.
Meu pai era tropeiro e minha mãe lavadeira de roupa das famílias ricas. Morávamos em uma casa simples no bairro da casa da pedra.
Foi neste ambiente aonde cresci o obtive as primeiras imagens do mundo que havia chegado. Quando chagamos no mundo encontramos um sistema já feito, leis e regras já estabelecidas que temos que nos adequar a elas. As primeiras imagens que tenho na minha mente são de cinco anos de idade correndo e brincando com amiguinhas ao redor de minha casa. O mundo na época em minha mente não se estendia além das paredes de taipa da casa de meu pai. As próximas imagens de minha mente datam-se aos meus sete anos de idade e das minhas muitas bonecas feitas de espigas de milho retiradas ao redor de minha casa. Eu passava o dia todo











Riacho das Quengas - Joilson Assis 30



Conversando com elas e o engraçado era que elas respondiam para mim utilizando a minha boca e minha voz. A boneca que eu mais gostava era Isabel, ela era tão sonhadora e vivia pensando em viajar e conhecer o mundo. E eu pensava comigo: Existia gente além daquelas elevações, depois das montanhas existiam outras cidades? Eu conversava tanto com minhas amiguinhas e todas elas gostavam de fuxicos e fofocas. Viviam conversando acerca dos vizinhos que moravam um pouco distante, mas de longe eu e as minhas amiguinhas observávamos tudo, era bom demais. Dona Maria chegava com suas “Trouxas” de roupas e com a água que era trazida em um jumento eu brincava o dia todo.
Aos dez anos de idade lembro-me que passei a perceber que existia uma larga diferença entre os homens. Uns comem do melhor e outros passavam fome ou tinham que trabalhar arduamente para conseguir alguma comida. Existia amiguinhas minhas que se vestia com roupas tão bonitas e eu desejava tanto uma daquelas, mas meu pai não tinha condições de me dá. Ele viajava muito e quando chegava trazia consigo um tremendo mau humor e foi nesta idade que presenciei as primeiras brigas de

Nenhum comentário:

Postar um comentário