APRESENTAÇÃO DO LIVRO RIACHO DAS QUENGAS

Riacho das Quengas – Joilson Assis 06




Campina Grande – Parahyba
1930






ATENÇÃO !

Para aumentar as letras deste livro basta segurar a tecla ( CTRL )do seu computador e mexer com o rotor( botão rotativo ) de seu mause e todo o texto se ampliará. Você poderá usar a tecla ( ctrl ) e clicar na tecla ( + ) desta forma as letras serão ampliadas . Experimente ! As letras ficarão do tamanho que você desejar.




































APRESENTAÇÃO

















O riacho das quengas é um conto Romântico, histórico de Grande emoção. É impossível ler este livro e não se emocionar com suas históricas tão bem contadas. O escritor Joilson Assis da Silva conseguiu misturar a triste história das quengas de bodocongó com a própria história da maior cidade do interior do nordeste, Campina Grande. A visão histórica que começa na colonização da cidade por Teodósio de Oliveira Ledo, passando pelo grande progresso da cidade na época do outro branco, o algodão. As margens da sociedade viviam as quengas e a história de Ana Carolina Trajano da Silva, Verônica, revelou uma triste realidade que muitíssimas jovens viveram naquelas décadas.
Os detalhes históricos são pouco a pouco acrescentados no texto e os personagens vão conquistando o leitor com suas particularidades. Grandes nomes da nossa história são citados entre eles o do saudoso Major Veneziano que tanto fez em prol dos menos favorecidos da época, a ele os pobres recorriam em suas tribulações e eram atendidos como gente. A dona América Correia e o Majó Juvino donos da terra aonde hoje se encontram o maior bairro de Campina Grande, são citados também.









Riacho das Quengas – Joilson Assis 07

O grande ajuntamento de Quengas ao lado do Açude construído pelo prefeito Cristiano Laurinthz foi palco de muitos amores, ódios e competições existentes entre as Quengas e as chamadas mulheres direitas. As lavadeiras que enchiam o sangrador do referido açude são palcos para estes conflitos vividos na sociedade da época. As brigas, as competições, as fraquezas e até os amores pelas quengas de homens que se apaixonavam perdidamente por algumas delas são citados com muita clareza pelo Autor. O livro é um retrato da prostituição da época e da ignorância que existia em nome da moral e dos bons costumes que vitimavam meninas ainda na adolescência que se “perdiam”, ou seja, perdiam a virgindade por ou amor ou engano.
Verônica foi uma menina feliz que por amor a um homem chamava Tavares “Se perdeu” com ele que fugiu logo que soube que o ato terrível pra época tinha sido descoberto. Verônica foi levada pelo próprio pai para á casa das Quengas como era chamada os becos de casa de taipas, de mau odor e pobres que as Quengas viviam. Triste e sem esperança Verônica tenta desesperadamente deixar de ser Quenga destino este entregue a ela por seu pai. Forçada pela vida e a necessidade a se prostituir Verônica vive a sua história acompanhada de diversas amigas, cujo livro conta um pouco da história. As tentativas de Verônica são frustradas pela própria sociedade da época que não aceitava que uma Quenga deixasse de ser. A rivalidade existente







Riacho das Quengas – Joilson Assis 08

Entre as mulheres “direitas” e as Quengas fazia com que as Quengas fossem mantidas longe da sociedade dos “Vivos” e dos homens. Não somente o autor chorou ao escrever esta História como mesmo me relatou, mas todo aquele que tiver uma sensibilidade literária chorará também com Verônica a Quenga Chorona. Ela se mostra uma mulher sonhadora que se contrasta com a parte existente nela de lutar para conseguir o seu ideal. Casos como da Quenga velha chamada Bianca da cidade de Itaporanga causa um grande emoção e tristeza na alma com esta triste realidade vivida por milhares de Biancas no mundo todo. O livro: Riacho das Quengas é mais que um conto Romântico, se trata de um verdadeiro documentário histórico do mundo da prostituição e da ignorância da sociedade da época. Um belíssimo filme passa na mente de qualquer leitor que sentirá dificuldade de dar alguma pausa na leitura. Um filme emocionante é o que você verá lendo o livro Riacho das Quengas. Você vai amar, aborrecer, odiar, chorar, interagir completamente com Verônica e seu mundo de tristeza e alegria. Boa viagem!

Cezar Carneiro Bezerra
Rubênia Maria da Cunha Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário