VERÔNICA CONSIDERA A SUA SORTE DEPOIS DE SAIR DA CASA DE SUA MÃE

Riacho das quengas – Joilson Assis 129



Eu estava me convencendo que a minha pessoa imunda para uma sociedade imunda que éramos todos. Quando sai da casa da minha mãe sem nem mesmo ela insistir que eu ficasse mais um pouquinho beijei, mas não fui beijada em resposta. Eu saí com a minha alma cambaleante dentro de mim, como se ela estivesse bêbada. Eu me sentia um lixo humano, uma escória dos vivos e inteligente. Talvez junto com o meu cabaço eu tenha perdido toda a dignidade e virtude de uma vida inteira e tenha me tornado algo imprestável neste mundo. Os crentes diziam que se eu me arrepender Deus apagará os meus pecados, esquecerá os mesmos mas o problema não estava em Deus esquecer mas na sociedade que não me perdoaria nunca. O que fazer para sair do mundo dos mortos e vivos e participar da sociedade? O encontro com a minha mãe e o alerta dela para que eu fugisse para não me encontrar com o meu pai me desmontou por dentro e eu desejava morrer. Por que nasci, para se tornar um zumbi ambulante? Os homens desejam a misericórdia de Deus e o perdoam, não exercem a misericórdia que chamam constantemente sobre se. Cheguei às margens do Bodocongó e pingou como se procurasse alguém que não tinha nojo de mim, de meu corpo, do ,eu sentar, da minha roupa, de mim. Naquela noite eu chorei muito e o meu leito se umedeceu de lágrimas.

Durante o dia as quengas costumavam sentar nas cal-



















Riacho das quengas – Joilson Assis 130



çada conversarem à bordar roupas e toalhas que as ricas compravam para embelezarem suas casas xíques. Passou uma velhinha e falou comigo e em meio a tristeza eu disse a ela que eu estava sem esperança pois era apenas uma quenga e ninguém me queria.

- Minha filha, Deus ama a todos. Não diga isto que uma das avós de Cristo era uma prostituta de Canaã e mesmo assim ele entrou na família dele e está a sua presença na Bíblia. Deus não é ignorante como os homens que estão a nossa volta.
- Deus deixou uma ex-prostituta entrar em sua genealogia?
- Sim minha filha, Deus não vê como o homem ver, Ele tem os olhos eternos.

Foi a coisa mais interessante que eu já ouvi. Eu não sou escória para Deus como sou para a sociedade. Esperei com ansiedade a visita do velho Bastião e depois de dormir com ele fiz um pedido.

- Bastião, eu quero que você compre uma coisa pra mim.
- Sim minha fofa, diga o que você quer.
- Eu quero que você compre pra mim uma Bíblia que tenha o velho testamento.
- Uma Bíblia mulher, que idéia foi esta?
- Sim, me compre uma Bíblia urgente.

Ao completar os nove meses Bastião me deu uma Bíblia muito bonita e eu dormia com ela. Tive uma linda garota e coloquei o nome dela de Iris e a dei ao seu pai para que ele a levasse para a casa. Para a minha surpresa a mulher dele aceitou a crinça e a criava com tanto amor que me surpreendeu. A vida












Riacho das quengas – Joilson Assis 131



realmente é cheia de surpresas a cada curvas que passamos. Continuei na minha vida e de vez em quando Bastião trazia Iris para eu ver e a esta filha eu podia abraçar e abençoar para que ela tivesse uma vida bem diferente da minha. Eu não me acostumava com a vida livre das Quengas que levava e tentava de todas as maneiras deixar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário